Conheça nosso curso

APH em Combate

Início    >   APH em Combate

O que é APH em Combate – Com Gustavo Korp

O resgate tático/operacional é o atendimento realizado fora de um ambiente hospitalar e é comumente ligado a operações que envolvem risco de confrontos armados. APH em Combate tem como função prover esse resgate em ambiente hostil com o mínimo de equipamento necessário para a manutenção da vida até a chegada em um suporte avançado (Ambulância SIATE/SAMU ou Hospital de referência). As técnicas são baseadas na Tactical Casualty Combat Care (TC3 ou TCCC) que são um conjunto de diretrizes elaboradas

pelo Comando de Operações Especiais dos Estados Unidos (USSOCOM) para treinar operadores NÃO médicos para que possam intervir em situações de trauma em combate.

Dessa forma, o protocolo Tactical Combat Casualty Care (TCCC/TC3) é o padrão de atendimento para feridos em ambiente operacional. Atualmente utilizado pelo Exército, Marinha, Aeronáutica, Fuzileiros Navais, Guarda Costeira e pela maioria das forças de coalizão americanas. Foi elaborado no Brasil o protocolo MARC com o objetivo de nortear o atendimento pré-hospitalar policial em combate, visto a quantidade de confrontos armados em todas as regiões brasileiras. Porém, o protocolo não é somente para policiais e integrantes de forças armadas, ele foi criado para que

seja utilizado por profissionais de segurança tanto públicos como privados.

Atualmente o protocolo já está sendo difundido ao público civil, dada sua importância e efetividade da técnica em inúmeros salvamentos. Assim, qualquer pessoa maior de 18 anos pode aprender as técnicas de salvamento em combate. O protocolo MARC é um mnemônico das palavras Massivo, Ar (vias aéreas), Respiração e Calor. Estes são os quatros importantes pontos para um atendimento pré-hospitalar em combate. Dentro destes, temos controle de hemorragias, manutenção de vias aéreas pérvias, cuidados com a respiração e manutenção de calor que evita a hipotermia, grande vilã dos acidentes que envolvem trauma.

Grade curricular do curso APH em Combate

  • Noções de balística e proteção balística;
  • Diferenças entre APH em Combate e APH Convencional (SIATE/SAMU);
  • Uso de torniquete tático e controle de sangramento massivo (hemorragias);
  • Manutenção de vias aéreas pérvias (desobstruídas);
  • Uso de selo de tórax;
  • Controle e manutenção de calor;
  • Preparação e organização de Kit APH (IFAK);
  • Noções de condutas e posicionamentos táticos;
  • Force on Force com atendimento pré-hospitalar em combate.

Quem é Gustavo Korp

Policial federal há 7 anos, Gustavo Korp também é operador tático do Grupo de Grupo de Pronta intervenção - GPI, Pós-graduado em atendimento pré hospitalar policial (APH) na ESPC-PR (TIGRE) e formado no Curso de Socorrismo Tático do COT-PF. Atua como socorrista nas missões em sua unidade além de ter participado de estágio em ambulâncias do SIATE, onde participou ativamente de casos reais de socorro a vítimas de trauma. Além da área de APH, Korp também atua como instrutor de armamento e tiro da PF.

Localização

O curso será realizado na NOVA sede do MÉRITTO Centro Educacional – Unidade de Brusque, localizada na Rua Azambuja, nº. 1100, sala 08 (2º piso), no Bairro Azambuja, na Cidade de Brusque/SC.

O Curso será desenvolvido com previsão para os dias 23 e 24 de Abril (Sábado e Domingo) das 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00, com certificação total de 16hrs/aula, reconhecido pelo Comitê Brasileiro de APH em Combate.

COM VAGAS LIMITADAS

Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (47) 99600-0133 ou email [email protected], ou, através do contato do comercial (central) do Méritto.

Matrículas abertas a partir de 27/09.